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Sociedade da Informação - Benção ou Maldição


Jornalismo online no Brasil

Por Caio Túlio Costa*

As mesmo tempo que nascia este mercado se desenvolvia o jornalismo, o nosso primeiro jornal foi lançado em junho de 1985 foi o jornal do Brasil. Em julho do mesmo ano a Folha já estava com a sua edição na internet.

E o que se via desde então, e o que de certa permanece e que os veículos de comunicação, falando apenas de dois jornais mais podemos extrapolar isso para rádios TV e revistas.

Os veículos de comunicação começaram a ter uma atitude esquizofrênica em relação a este novo meio, ao mesmo tempo em que havia o temor do canibalismo.

O temor é que este meio viesse a canibalizar os leitores dos seus produtos tradicionais. Eles se empenharam em criar sistemas para reempacotar o seu conteúdo no sistema da internet.

Se vocês pegarem exemplos como América On-Line instituto e o jornal New York Times, que são distintos de aproximação com esta nova mídia, do ponto de vista dos negócios, a mesma coisa de uma certa forma acontecia aqui no Brasil. Um país que tradicionalmente se incorpora de modelos americanos.

Pesquisa feita pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento, este pesquisa aponta o Brasil com 14,3 milhões de internautas, o que dá uma penetração em relação à nossa população de 8% de brasileiros que têm acesso regular à Internet.

A gente pode chegar a uma chifra de 24 a 25 milhões de brasileiros que tiveram algum tipo de acesso à internet. Para reforçar as palavras do Prof. Marques de Melo estes números mostram o tamanho da exclusão digital no país, esta exclusão não é muito diferente em relação ao acesso dos meios mais tradicionais de comunicação com exceção da TV e do Rádio e nada indica que o país possa nos próximos anos, se não superar a crise econômica de umaúumero possa crescer de forma substancial ou de forma exponencial, como vinha crescendo ate então, quanto à internet era uma novidade.

Foi a participação de empresas de telecomunicação no mercado de Internet, principalmente no mercado de acessos a Internet. A entrada neste mercado de uma empresa européia, que é a empresa espanhola Telefônica que adquiriu um provedor que já nasceu em 1996, neste ano temos em abril os nascimentos do Brasil On-Line, UOL e UOL Folha. Logo depois no segundo semestre o nascimento do ZAZ, que era da RBS.

Então temos três grandes grupos de comunicações, dois em São Paulo e uma no Rio Grande do Sul trabalhando tanto com distribuição e conteúdo na internet, que começam a criar timidamente produtos novos; a maior contribuição da criação de produtos novos e originais, também veio pela mão de uma empresa de telecomunicação.

Isto é quando a Telemar decide lançar em conjunto com outros grupos econômicos, um provedor de acesso gratuito para carregar trafego para suas redes de telefonia, mas com conteúdo próprio desvinculado das grandes empresas de mídia e o nascimento do IG.

*Caio Túlio Costa é Diretor da UOL.

Fala apresentada durante o seminário Sociedade da Informação - Benção ou Maldição (22/11/2003).

9 Veja trecho em vídeo desta apresentação

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