Editorial:

Sobrevivemos à décima quinta edição da Revista PJ:Br - Jornalismo Brasileiro (ISSN 1806-2776) com o tema "Jornalismo como Conhecimento”, uma referência direta ao educador Paulo Freire, que dizia que todo conhecimento autêntico nasce de uma pergunta. Desta forma podemos deduzir sim, que o jornalismo é um conhecimento contemporâneo, pois se renova a cada dia. Ainda de acordo com Paulo Freire, “não há conhecimento sem pergunta”. Então, o ato de conhecer é necessariamente o ato de perguntar e responder às perguntas, que caracterizam a atividade jornalística.

A seção Artigos inclui textos de pesquisadores brasileiros e portugueses com temas que comparam o jornalismo de ambos como a abordagem comparativa sobre a infância, nos jornais Folha de São Paulo do Brasil e o Público de Portugal; A transição para a democracia em Portugal (1974-1975); A Mídia em dois enfoques – o primeiro sobre a violência, com uma reflexão sobre as mudanças no cenário jornalístico, e o segundo sobre os interesses políticos e econômicos, tendo o jornalismo como ele entre a sociedade e a informação.

Em Ensaio fotográfico, o leitor encontrará uma seleção fotos denominada “Memória visível”, onde jovens e adultos do interior do Rio Grande do Norte realizam todo ano um tributo a Raul Seixas. Considerado o mais antigo e um dos três maiores eventos nostálgicos do país, que há 22 anos reúne os fãs do rei do rock brasileiro.

O Dossiê traz textos do campo folkcomunicacional, artigos com temas e objetos folkjornalísticos - ou seja, a informação de atualidade nos veículos de expressão popular. Como o cordel na moda contemporânea, as manifestações folclóricas da vida pantaneira, como a viola de cocho e um passeio pela gastronomia popular em um jornal do Rio Grande do Norte.

Na Entrevista, uma homenagem ao professor doutor Valério Cruz Brittos, que faleceu em 27 Julho de 2012, aos 48 anos. Jornalista, Professor e Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas era titular do Programa de Pós-Graduação e Comunicação da Unisinos (RS). Autor de uma ampla bibliografia com ênfase na Economia Política da Comunicação atuava fortemente na pesquisa da televisão e suas transformações contemporâneas. A entrevista, originalmente gravada em video, foi feita por Carlos Alberto Moreira Tourinho, na Universidade do Minho, em Portugal, em dezembro de 2011.

Alguns artigos apresentados no Grupo de Trabalho de Estúdios de Periodismo, durante o XI Congresso Latino-americano de Investigadores de lá Comunicación estão reproduzidos, na seção América Latina. Os artigos retratam, entre outros temas, a política econômica da Argentina, nos seis anos da última ditadura daquele país (1976-1981), a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres nos processos de produção de informação e a uma análise da estrutura dos telejornais no Uruguai e na Argentina.

Nesta edição disponibilizamos uma entrevista em vídeo inédita com o jornalista Luís Fernando Mercadante, que morreu em São Paulo aos 76 anos, no dia 31 de julho de 2012. Em quase 50 anos de carreira, foi considerado como autor de “um texto primoroso”. Trabalhou no Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo e Tribuna da Imprensa. Também participou da equipe que fundou a revista Realidade, considerada um marco do jornalismo brasileiro. Nela em 1966, recebeu o Prêmio Esso de Reportagem, após mostrar o cotidiano de tropas enviadas à República Dominicana. A entrevista foi realizada em 2006, pela pesquisadora Valquíria Kneipp para sua pesquisa de doutorado.

Bem-vindo(a) e boa leitura.

Valquíria Aparecida Passos Kneipp

Editora