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Dossiê

Galeria de Imagens - Parte 3
Por Marli dos Santos

Dias de repórter no Nordeste brasileiro (1961-1967). As fontes, os colegas e a velha máquina de escrever.

Arquivo Pessoal

Dias de Assessor de Imprensa.
Convidado pelo engenheiro agrônomo João Gonçalves de Souza, alto fun-cionário da OEA - Organização dos Estados Americanos, montou e coorde-nou a Assessoria de Imprensa da Sudene - Superintendência do Desenvol-vimento do Nordeste, em 1964, após a experiência no Jornal “A Ordem” e como correspondente da revista “Visão” e do “Jornal do Brasil”.

Como correspondente da sucursal do jornal “Folha de S.Paulo”, realizou diversas entrevistas com personalidades brasileiras. Acima, o general Euler Bentes Monteiro, superintendente da Sudene. Quando deixou a estatal, voltou à imprensa diária, atuando como repórter do “Diário de Pernambuco” e “Jornal do Commércio”.

Dias de empresário. Em 1967 Chaparro chegou a São Paulo, como secretário de redação e editor de planejamento do projeto Suplementos Especiais da “Folha de S. Paulo”. Grandes temáticas da realidade brasileira foram abordadas, entretanto questões internas da empresa jornalística causaram a suspensão do projeto um ano depois. Em 1968, surge a Proal - Programação e Assessoria Editorial, para fazer história no jornalismo empresarial brasileiro.

Na Proal, ao lado de Francisco Gaudêncio Torquato do Rego, então professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ao centro, nas duas primeiras fotos), criou jornais e revistas para grandes empresas, como a General Motors do Brasil, Pirelli, Sabesp, Philips, Cetesb, Firestone e outras. Os “Cadernos Proal” surgem como reflexão teórica sobre a prática do jornalismo empresarial. As reuniões de avaliação com clientes e jornalistas da grande imprensa também foram uma experiência diferenciada.

Como criador e diretor de redação da Proal, Chaparro trouxe a experiência do jornal diário impresso, abordando assuntos até então considerados tabus pelas empresas, como os acidentes de trabalho. Em contato constante com os clientes, conhecia o universo e as necessidades de cada um.


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